Escolha uma Página

Lançamento do livro “Aporofobia”

com a autora Adela Cortina

Data e horário

23.10.2020 às 10:00

100% Online

Com tradução simultânea via zoom

l

Vagas Limitadas

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas

Realização

O IREE e a Editora Contracorrente têm a satisfação de anunciar um diálogo de altíssimo nível com uma das maiores filósofas da atualidade, a Prof. Adela Cortina, responsável pela criação do neologismo aporofobia, que dá nome ao medo, rejeição ou aversão aos pobres e que em 2017 foi incorporado ao Diccionario de la lengua española
 

Segunda a filósofa, aqueles que produzem verdadeira fobia são os pobres. Os estrangeiros com dinheiro não produzem rejeição. Ao contrário, espera-se que tragam recursos e são recebidos com entusiasmo. Aqueles que inspiram desprezo são os pobres, aqueles que parecem não poder oferecer nada de bom, sejam eles migrantes ou refugiados políticos. E, no entanto, não havia nome para essa realidade social inegável. Diante de tal situação, Adela Cortina procurou no léxico grego a palavra “aporos”, que significa pobre, e cunhou o termo “aporofobia”. Além de definir e contextualizar o termo, ela explica a predisposição que todos nós temos para esta fobia e propõe formas de superá-la através da educação, da eliminação das desigualdades econômicas, da promoção de uma democracia que leva a igualdade a sério e da promoção de uma hospitalidade cosmopolita.

 
O evento marca o lançamento do livro Aporofobia, a aversão ao pobre: um desafio para a democracia, que integra coleção do IREE na Editora Contracorrente. 

Inscreva-se e ganhe 25% de desconto na compra do livro no preço de capa da obra.

Inscreva-se e ganhe 25% de desconto na compra do livro no preço de capa da obra.

Conferencista

Adela Cortina

Professora Emérita de Filosofia Moral e Política da Universidade de Valência. Primeira mulher a ingressar como membra plena da Academia Real de Ciências Morais e Políticas da Espanha, é doutora honoris causa por diversas universidades europeias e latino-americanas. Foi membra do júri dos Prêmios Príncipe de Astúrias de Comunicação, Humanidades e Ciências Sociais.

Debatedor

Walfrido Warde
Q

Walfrido Jorge Warde Júnior

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Master of Laws pela Universidade de Nova York.

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, quatro vezes pesquisador bolsista no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, autor de dezenas de livros e artigos e autor do best seller “O espetáculo da corrupção”. Presidente do IREE.

Walfrido Warde

Presidente do IREE

Debatedor 

Rafael Valim
Q

Rafael Valim

Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018, atualmente é professor visitante na University of Manchester (Inglaterra), na Université Le Havre Normandie (França), na Universidad Panamericana (México) e na Universidad de Comahue (Argentina).

É Diretor Cultural do IREE, membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo, do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Advogado e parecerista.

Rafael Valim

Editor-chefe da Editora Contracorrente

Debatedor 

Jessé Souza
Q

Jessé Souza

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1986), doutorado em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, Alemanha (1991), pós doutorado em filosofia e psicanálise na New School for Social research de Nova Iorque, EUA (1994-1995) e livre docência em sociologia pela Universität Flensburg, Alemanha (2006).

Realizou diversos estágios pós-doutorais e, como Professor visitante, na Universität Bremen, Alemanha (1999-2000). Escreveu como autor e organizador 27 livros além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas, sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. É Professor titular da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Mais recentemente publicou os livros “A tolice da inteligência brasileira”, em 2015, e “A radiografia do golpe” em 2016, ambos pela editora Leya. Em 2017 publicou “Inequality in capitalist Soceties”, pela editora Routledge, em co-autoria com Boike Rehbein e Surinder Jodkha e o livro “A elite do atraso: da escravidão a lava jato”, Leya, 2017. Em 2018 acaba de publicar “A classe média no espelho”, estação Brasil, 2018.

Jessé Souza

Professor da UFABC

Debatedora

Carolina Trevisan
Q

Carolina Trevisan

Maria Carolina Trevisan é jornalista especializada na cobertura de direitos humanos, políticas públicas sociais e democracia. Foi repórter especial da Revista Brasileiros, colaborou para IstoÉ, Época, Folha de S. Paulo, Estadão, Trip e Marie Claire. Trabalhou em regiões de extrema pobreza por quase 10 anos e estuda desigualdades raciais há oito anos. Coordena a área de comunicação do projeto Memória Massacre Carandiru e é pesquisadora da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós Graduação. É coordenadora de projetos da Andi – Comunicação e Direitos. Em 2015, recebeu o diploma de Jornalista Amiga da Criança por sua trajetória com os direitos da infância.

Carolina Trevisan

Jornalista

Inscrição

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Inscreva-se já. Benefício exclusivo: Alunos da IREE Escola e leitores da Contracorrente têm vagas reservadas!