Escolha uma Página

Lançamento do livro
“Escrever História do Direito”

com o autor Michael Stolleis

Data e horário

04.12.2020 às 10:00

100% Online

Com tradução simultânea via zoom

l

Vagas Limitadas

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas

Realização

O IREE e a Editora Contracorrente têm a satisfação de anunciar um diálogo de altíssimo nível com um dos maiores historiadores do direito da atualidade, o Prof. Michael Stolleis.

O evento marca o lançamento do livro Escrever História do Direito: reconstrução, narrativa ou ficção?, no qual Stolleis discute importantes questões de metodologia da História do Direito, enfrentando múltiplos referenciais e tradições que norteiam as formas de se pensar esse campo de pesquisa.

Em prefácio à obra, o Professor Titular da USP, Gilberto Bercovici, afirma que “a tradução deste importante livro de Michael Stolleis significa tornar acessíveis vários debates metodológicos aos pesquisadores brasileiros, configurando uma enorme contribuição para a História do Direito no Brasil, que cada vez mais vem se firmando como um campo científico rigoroso, afastando-se das obras laudatórias, meramente narrativas, ou da falsa erudição”.

Inscreva-se e ganhe 30% de desconto na compra do livro no preço de capa da obra.

Inscreva-se e ganhe 30% de desconto na compra do livro no preço de capa da obra.

Conferencista

Michael Stolleis

Professor Catedrático aposentado de Direito Público e História do Direito na Johann Wolfgang Goethe-Universitat Frankfurt (Alemanha). Entre 1991 e 2009 foi diretor do Instituto Max-Planck para a História do Direito Europeu.

Coordenadores

Walfrido Warde
Q

Walfrido Jorge Warde Júnior

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Master of Laws pela Universidade de Nova York.

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, quatro vezes pesquisador bolsista no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, autor de dezenas de livros e artigos e autor do best seller “O espetáculo da corrupção”. Presidente do IREE.

Walfrido Warde

Presidente do IREE

Rafael Valim
Q

Rafael Valim

Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018, atualmente é professor visitante na University of Manchester (Inglaterra), na Université Le Havre Normandie (França), na Universidad Panamericana (México) e na Universidad de Comahue (Argentina).

É Diretor Cultural do IREE, membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo, do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Advogado e parecerista.

Rafael Valim

Editor-chefe da Editora Contracorrente

Debatedores

Walfrido Warde
Q

Min. Gilmar Mendes

Ministro do Supremo Tribunal Federal

Min. Gilmar Mendes

Ministro do Supremo Tribunal Federal

Rafael Valim
Q

Gilberto Bercovici

Professor Titular na USP

Gilberto Bercovici

Professor Titular na USP

Carolina Trevisan
Q

Patrícia Valim

A pesquisadora possui graduação em PEDAGOGIA pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996) e graduação em HISTÓRIA (2003) também pela Fundação Santo André. É Mestre em História Social (2007) e Doutora em História Econômica (2013), ambos pela Universidade de São Paulo.

Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em História na UFBA, com bolsa CAPES/PNPD, durante o período de dezembro/2013 – janeiro/2015. Lecionou por oito anos nas graduações de História, Pedagogia e Serviço Social em IES privadas de São Paulo.

Atualmente é Professora Adjunta de História do Brasil Colonial no Departamento de História da UFBA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia; Produção, Circulação e Consumo no Brasil Colonial, Conjunturas Insurgentes, Cultura Política e Cultura Jurídica no Brasil Colonial; Justiça e Poder na Crise do Antigo Regime; Conjuração Baiana de 1798; Lutas pela Independência Política na Bahia.

Patrícia Valim

Professora de História na UFBA

Carolina Trevisan
Q

Ricardo Campos

Ricardo Campos, docente assistente na Goethe Universität Frankfurt am Main e diretor do instituto LGPDin

Ricardo Campos

Docente assistente na Goethe Universität Frankfurt am Main e diretor do instituto LGPD

Jessé Souza
Q

Gustavo Cabral

Professor na UFC.

Gustavo Cabral

Professor na UFC

Inscrição

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Inscreva-se já. Benefício exclusivo: Alunos da IREE Escola e leitores da Contracorrente têm vagas reservadas!