Assista à série de entrevistas Diálogos Antirracistas! – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Agenda

Assista à série de entrevistas Diálogos Antirracistas!

Neste mês de novembro, a Afropolitan, a Editora Contracorrente e o IREE têm a honra de apresentar a série de entrevistas “Diálogos Antirracistas”. Em três episódios, grandes autoras e autores negros serão entrevistados por ilustres personalidades negras com o propósito de promover a discussão sobre a questão racial e a literatura antirracista!

Os diálogos abordarão importantes obras que analisam a questão racial sobre diferentes prismas e suas múltiplas incidências nas diversas esferas da sociedade. No mês da consciência negra, a iniciativa busca dar visibilidade à intelectualidade negra do país e às suas obras como forma de combate ao racismo estrutural e de desenvolvimento da compreensão crítica sobre o tema.

Quer compreender a questão racial na sociedade de hoje e participar ativamente da luta antirracista? Clique aqui e conheça o Curso Racismo e Política!

Os diálogos serão publicados às quintas-feiras a partir do dia 5 de novembro, sempre às 19h, no canal da IREETV no Youtube, e no IGTV da Afropolitan. As entrevistas foram gravadas ao longo dos meses de setembro e outubro, respeitando as medidas de isolamento social.

Confira abaixo a programação!

Diálogos Antirracistas

Episódio 1 – “Código oculto: política criminal, processo de racialização e obstáculos à cidadania da população negra no Brasil”

Publicação: 05 de novembro, 19h

Autora entrevistada:  Tamires Gomes Sampaio

Advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É pesquisadora sobre segurança pública, sistema de justiça criminal, racismo estrutural e genocídio. Feminista interseccional, militante do movimento negro e de juventude, em especial na pauta de educação.Atualmente é diretora do Instituto Lula e sócia-fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

Entrevistadora: Silvia Souza

É advogada especialista em Direito e Processo do Trabalho e pós-graduada em Direitos Humanos, Diversidades e Violências pela UFABC. É assessora jurídica/legislativa na Câmara Legislativa do Distrito Federal e coordenadora adjunta do Departamento de Assuntos Antidiscriminatórios do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Especialista em advocacy no Congresso Nacional.

Episódio 2 – “Pensando como um Negro: Ensaio De Hermenêutica Jurídica.”

Publicação: 12 de novembro, 19 h

Autor entrevistado: Adilson Moreira

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), tem mestrado em Direito pela Universidade de Harvard (2005), Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Direito pela Universidade de Harvard (2013). Foi pesquisador visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Yale de junho de 2002 a junho de 2003. Tem desenvolvido uma série de pesquisas relacionadas com Direito Constitucional, Direito Constitucional Comparado, Sociologia do Direito, Direito de Família e Direito de Minorias. Lecionou as seguintes disciplinas em universidades brasileiras: Teoria da Constituição, Teoria do Estado, Direitos Humanos e Direito Constitucional.

Entrevistador: Thiago Amparo

Advogado, acadêmico e professor de direito e direitos humanos, e jornalista. Professor da FGV Direito SP, e da FGV Relações Internacionais, ministrando cursos sobre direitos humanos, antidiscriminação e direito internacional. É advogado, com bacharelado pela PUC-SP, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Central Europeia (Budapeste) e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY). É colunista da Folha de SP.

Episódio 3 – “Racismo Estrutural e aquisição da propriedade”

Publicação: 19 de novembro, 19h

Autora entrevistada: Anna Lyvia Ribeiro

Anna Lyvia Ribeiro é advogada graduada pela PUC-SP, engajada com os temas de diversidade e inclusão no mercado jurídico, autora do livro “Racismo Estrutural e aquisição da propriedade”. Especialista em Direito Notarial e Registral Imobiliário pela Escola Paulista de Direito – EPD. Mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2019). Membra do Coletivo Independente de Advogadas e Advogados Negras e Negros. Conselheira Secional da OAB SP no triênio 2019/2021. Vice-Presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB SP.

Entrevistadora: Juliana Souza

Juliana Souza é advogada, ativista antirracista, pós graduada em Direitos Fundamentais e Processo Constitucional (IBCCRIM/Universidade de Coimbra). É mestranda do Diversitas/USP e pesquisadora do NAPPLAC da FAU/USP sobre cidade e relações raciais. Vice Presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia da OAB/SP. Coordenadora Chefe do Departamento de Concessão de Bolsas e Desenvolvimento Acadêmico do IBCCRIM. É colunista do Conjur.

Conheça os organizadores

Afropolitan é uma Startup de Impacto Social que está construindo um ecossistema colaborativo onde empreendedores emergentes podem distribuir e vender seus produtos e consumidores multiculturais podem descobrir e comprar produtos de cultura afro-urbana. Conheça mais no site!

Editora Contracorrente é uma editora de livros que encarna uma proposta radicalmente alternativa, avessa às simplificações que contaminam a produção literária e que aposta em novos talentos e promove traduções de grandes obras estrangeiras.

O IREE  é uma organização independente cuja missão é promover o debate democrático e pluralista para aperfeiçoar a interação entre os setores público e privado do Brasil.



Leia também