No Dia Nacional da Democracia, 25 de outubro, às 14h, o IREE realiza um debate sobre “Desafios da democracia: aporofobia, crise democrática e proteção de dados”.
O evento conta com a participação de Flavio Comim, Professor Titular IQS School of Management, Universitat Ramon Llull, de Cláudio Pereira de Souza Neto, Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF), e de Estela Aranha, advogada e Presidenta da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ.
A mediação será de Gustavo Marinho, Editor da ContraCorrente, e de Diana Henriques, Coordenadora Jurídica do IREE.
Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.
Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.
Conheça os participantes
Cláudio Pereira de Souza Neto é advogado e Professor de Direito Constitucional na Universidade Federal Fluminense, Mestre em Direito Constitucional pela PUC/RJ, e Doutor em Direito Público pela UERJ. Foi Presidente da Comissão nacional de Estudos Constitucionais da OAB Federal e Secretário-Geral da OAB Federal.
Flavio Comim é professor titular da IQS School of Management, Universidade Ramon Llull em Barcelona, e professor afiliado do Land Economy, Universidade de Cambridge. Ele foi economista senior do PNUD no Brasil de 2008 a 2010 e consultor para diversas agências do sistema ONU durante um período de quase 20 anos incluindo o PNUMA, a FAO, a OMS, a UNESCO e a OIT. Foi um dos autores coordenadores do Millennium Ecosystem Assessment, professor da UFRGS, Fellow do St Edmund’s College em Cambridge e consultor na avaliação de projetos sociais para diversos institutos e empresas como a Natura, TIM, Petrobras, Vale, Itaú Social, Globo, Nestlé, Siemens, Fiat, Philips, entre outras. Tem diversos livros coeditados sobre a abordagem das capacitaçães e desenvolvimento humano com a Cambridge University Press, Oxford University Press e Palgrave Macmillan. Recentemente publicou o “Além da Liberdade” em português pela KDP. Já publicou em journals como o Social Indicators Research, Journal of International Development, Cambridge Journal of Economics, American Journal of Economics and Sociology, entre outros. Atualmente coordena uma área de pesquisa na Universidade Ramon Llull sobre aporofobia, trabalhando em parceria com a professora Adela Cortina da Universidade de Valência.
Estela Aranha é advogada de Direito Público e atua nas áreas de Advocacy e Relações Governamentais em projetos de regulação e políticas públicas. Presidenta da Comissão de Proteção de Dados e Direito à Privacidade da OAB-RJ. É coordenadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD-RJ) e coordenadora adjunta do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim-RJ) no Rio de Janeiro; e fundadora do Movimento da Mulher Advogada.
Gustavo Marinho é advogado e Editor da Contracorrente. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui especialização em Direito Administrativo e Financeiro pela Universidad de Salamanca (Espanha), e mestrado em Direito Administrativo pela PUC-SP. É membro do Foro Iberoamericano de Derecho Admnistrativo (FIDA), membro do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro – IDASAN e ex-Membro da Comissão Especial de Direito Administrativo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Autor do livro “Precedentes Administrativos do Direito Brasileiro”.
Diana Henriques é Mestra em direito administrativo pela PUC-SP. Membra do Grupo de Pesquisa em Contratações Públicas da PUC-SP, credenciado pelo CNPq. Coordenadora jurídica do IREE. Advogada.
Programação
25 de outubro, 14h
IREE Webinar: “Desafios da democracia: aporofobia, crise democrática e proteção de dados”
Participantes: Flavio Comim, Professor Titular IQS School of Management, Universitat Ramon Llull, Cláudio Pereira de Souza Neto, Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF), Estela Aranha, advogada e Presidenta da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ, Gustavo Marinho, Editor da ContraCorrente e Diana Henriques, Coordenadora Jurídica do IREE.
Leia também

O parto difícil da renovação política: o caso do Peru
Continue lendo...
A luta dos estudantes pelo impeachment de Bolsonaro
Continue lendo...
Em defesa da renovação democrática
Continue lendo...