Centro Soberania, Clima e Desenvolvimento Sustentável

Saiba o que é o Centro Soberania, Clima e Desenvolvimento, lançado em dezembro de 2020, em texto assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do ID&S, Sérgio Etchegoyen, e pelo Presidente Executivo do ID&S, Raul Jungmann. 

por | 21 dez, 2020

IREE Defesa & Segurança

Por Sérgio Etchegoyen e Raul Jungmann

O Centro Soberania Clima e Desenvolvimento Sustentável (CSCDS) surge da necessidade, e da oportunidade, de se promover o diálogo entre os atores da Defesa e do Desenvolvimento Sustentável no Brasil e com o resto do mundo, assim como disponibilizar conteúdos técnicos e científicos, buscando ainda apoiar a formação dos diversos interessados e envolvidos.

Desse modo, pretende proporcionar ambiência e qualidade ao debate construtivo, no campo das relações entre Defesa e do Desenvolvimento Sustentável, para a valorização das convergências e superação das resistências existentes entre os stakeholders relevantes da sociedade civil, governos, forças armadas, academia e mercado, no que se refere a esses temas e a outros correlatos.

O Centro Soberania Clima e Desenvolvimento Sustentável (CSCDS) parte da constatação de que ainda é incipiente no Brasil a aproximação construtiva entre os interessados nos temas do desenvolvimento sustentável (e com maior ênfase as questões relacionadas ao enfrentamento da crise climática) e as instituições e profissionais brasileiros dedicados às políticas e à indústria de Defesa.

Atualmente, os militares brasileiros já assimilaram a importância do cuidado com o ativo ambiental brasileiro para a manutenção da soberania e da integração nacional, bem como para a preservação da vida humana. É oportuno, portanto, promover o debate nos ambientes da Defesa sobre as vantagens de se dotar o Brasil de uma estratégia nacional baseada no Desenvolvimento Sustentável e no tratamento das adaptações futuras em decorrência da mudança climática.

Por outro lado, os ambientalistas, o mercado e a sociedade já compreendem as repercussões da degradação ambiental na vida social, política e econômica do País. Contudo, é inadiável que assimilem a importância das politicas e estratégias de Defesa e Segurança e sua relação com a questão da sustentabilidade socioambiental.

As questões socioambientais e sua relação com o desenvolvimento sustentável alcançaram posição central na agenda global, firmando-se como elemento transversal e de convergência nos debates acerca dos temas estratégicos para os mais diversos segmentos da sociedade, como: academia, governo, economia, defesa, cidades e sociedade civil.

O Centro Soberania Clima e Desenvolvimento Sustentável (CSCDS) apresenta-se como um think tank do IREE Defesa & Segurança voltado para a promoção de diálogo, apoio à formação e disponibilização de conhecimentos e informações visando à aproximação construtiva entre os setores de meio ambiente e Defesa.

O Centro Soberania Clima e Desenvolvimento Sustentável (CSCDS) iniciará suas atividades como uma startup inserida na estrutura do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), mais precisamente, ligado ao núcleo IREE Defesa & Segurança, que funcionará como unidade gestora do projeto.

Para o desenvolvimento do escopo de trabalho a equipe do projeto realizou uma rodada de entrevistas com formadores de opinião e stakeholders relevantes das áreas ambiental, militar, científica, acadêmica, além de jornalistas, policy makers e dirigentes do terceiro setor.

O CSCDS espera influenciar no desenvolvimento de projetos e programas de formação no tema de Defesa e Desenvolvimento Sustentável, inclusive em instituições acadêmicas militares.

Inicialmente o CSCDS contará com o apoio administrativo do Instituto para Reforma das Relações Entre Estado e Empresa (IREE), que funcionará como Unidade Gestora do projeto nas áreas administrativas e financeiras na fase inicial de incubação do CSCDS.

Nesse sentido, Centro Soberania Clima e Desenvolvimento Sustentável operará dentro do núcleo IREE Defesa & Segurança (https://iree.org.br/defesa/). Atualmente o IREE D&S é presidido pelo ex-ministro da defesa Raul Jungmann e tem como presidente do Conselho de Administração o General Sérgio Etchegoyen, ex-ministro-chefe do GSI.

Outras publicações

O que a Inteligência brasileira precisa para ser melhor?

O que a Inteligência brasileira precisa para ser melhor?

Antônio Augusto Muniz de Carvalho, oficial de inteligência, escreve sobre o que é necessário para um bom desempenho da atividade de Inteligência, sem a qual o país fica em desvantagem frente às demais nações na proteção de seus próprios segredos e...

Live do ID&S: Defesa e Integração Regional

Live do ID&S: Defesa e Integração Regional

Dia 22/12, terça-feira, a partir das 11h, o IREE Defesa & Segurança realiza um debate online sobre Defesa e Integração Regional. IREE Defesa & Segurança O evento online...

Contato

    Send this to a friend