No dia 3 de fevereiro, às 17h30, o IREE realiza em parceria com o Instituto Fome Zero e o Coletivo Literário Subplano o evento ao vivo “Crônicas da Fome: A importância do concurso literário” para contar a experiência com a realização do concurso.
Participam da live a Diretora de Articulação Social do IFZ, Ana Claudia Santos, o Diretor de Cultura do IREE, Rafael Valim, o escritor Frei Betto, a membra do Coletivo Literário Subplano Ana Luísa Nepomuceno e os jornalistas Gustavo Conde e Eleonora Lucena. Frei Betto e Eleonora Lucena formaram, com Conceição Evaristo, o júri que selecionou os textos ganhadores do concurso.
O concurso Crônicas da Fome recebeu 150 textos, que serão reunidos em um e-book. Trinta textos foram selecionados para integrar uma coletânea impressa e três foram escolhidos para a premiação especial:
1º lugar: O peão de laranja, de María del Pilar Tobar Acosta
2º lugar: Não me alcança, de Bianca de Maria
3º lugar: Suburbana-Rebouças-Leblon, de Camila de Araújo
Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público. Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.
O evento será retransmitido pelo Instituto Fome Zero e pelo Canal do Conde.
Conheça os participantes
Ana Claudia Santos é Diretora de Articulação Social do IFZ. Graduada em Geografia pela PUC-SP, mestre em Ordenamento territorial e ambiental pela UFF, e especialista em análise e avaliação ambiental pela PUC-Rio. Atuou no Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional no Instituto Cidadania, e na Política de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal desde 2003, à frente da conformação e reinstalação do CONSEA, e na organização da 2ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Atuou como consultora da FAO em projetos como o de cooperação técnica para apoio à implementação do Programa Fome Zero como consultora técnica principal. Também como consultora na formulação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 2012-2015 em apoio técnico junto à Secretaria de SAN no MDS. Atuou posteriormente como pesquisadora do Ibase na pesquisa sobre a “Agricultura Familiar, alimentação escolar e a relação do direito humano à alimentação adequada”.
Ana Luísa Nepomuceno é Pedagoga e mestre em saúde coletiva pela Universidade de Brasília – UnB, especialista em tecnologias educacionais pela Universidade de Poitiers (França) e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Aberta de Portugal – UAb. No campo acadêmico, atua nas áreas de educação e comunicação em saúde, educação popular, representações sociais e comportamentos em saúde. Atualmente é professora dos cursos de pedagogia, segunda licenciatura e da pós-graduação em Docência no Ensino Superior do Centro Universitário IESB, em Brasília. É consultora em Educação e Educação a Distância da Organização Pan Americana de Saúde – OPAS. Além da carreira acadêmica e profissional, é escritora diletante, membro do Coletivo Literário Subplano, possui contos publicados em antologias e revistas literárias, teve seu primeiro livro publicado em 2018 e foi uma das vencedoras do Prêmio Nacional Mariposa Cartonera de Literatura Escrita por Mulheres. Para conhecer mais: www.ananepo.com
Frei Betto é Frade dominicano e escritor, autor de 70 livros (freibetto.org). Assessor de movimentos pastorais e sociais, trabalhou no governo Lula com um dos coordenadores da Mobilização Social do programa Fome Zero. Atualmente é assessor da FAO para Segurança Alimentar e Educação Nutricional na América Latina e Caribe.
Gustavo Conde é Jornalista, linguista e comunicador. Mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas, ele trabalha com pesquisas sobre teorias do humor e sobre a história da representação do riso, além de ser colunista de política de vários veículos de mídia, como o Portal GGN, o Brasil 247 e o Le Monde Diplomatique Brasil. Conde também é professor de literatura, gramática e redação e ministrou vários cursos sobre técnicas de escrita, na graduação e pós-graduação, em universidades como a Unicamp, a Unasp, a Anhanguera dentre outras. As áreas do conhecimento que caracterizam sua pesquisa são: análise do discurso, psicanálise e semiótica.
Eleonora de Lucena é jornalista, formada pela UFRGS. Atuou na imprensa alternativa durante a ditadura militar. Foi repórter em diversos organismos da mídia em Porto Alegre e em São Paulo. Foi editora-executiva da Folha de S. Paulo. Criou, com Rodolfo Lucena, o TUTAMÉIA.
Rafael Valim é sócio do Warde Advogados. Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018, atualmente é professor visitante na University of Manchester (Inglaterra), na Université Le Havre Normandie (França), na Universidad Panamericana (México), na Universidad de Comahue (Argentina) e acadêmico visitante no Institute of European and Comparative Law da Universidade de Oxford (Inglaterra). É membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo, do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo.
Programação
3 de fevereiro, 17h30
Crônicas da Fome: A importância do concurso literário
Participantes: Ana Claudia Santos, Diretora de Articulação Social do Instituto Fome Zero, Rafael Valim, Diretor Cultural do IREE, Frei Betto, escritor e assessor de movimentos sociais, Ana Luísa Nepomuceno, membra do Coletivo Literário Subplano, Gustavo Conde, jornalista, linguista e comunicador, e Eleonora Lucena, Jornalista e co-criadora do TUTAMÉIA.
Leia também

A Covid, o Bobo e o Perro Defunto
Continue lendo...
Flip 2023: Pagu, necropolítica e crise climática
Continue lendo...
A vingança dos bullyineados
Continue lendo...