Conheça os vencedores do Prêmio IREE de Jornalismo 2021! – IREE

Cobertura

Conheça os vencedores do Prêmio IREE de Jornalismo 2021!

Breno Pires, Juliana Dal Piva, Adriana Fernandes, Idiana Tomazelli e Gabriela Biló ganham a segunda edição do Prêmio IREE de Jornalismo

O jornalista Breno Pires, de O Estado de S. Paulo, é o vencedor da segunda edição do Prêmio IREE de Jornalismo com sua série de reportagens sobre o orçamento secreto. Iniciado com o texto “Bolsonaro cria orçamento secreto em busca de apoio”, de 9 de maio, o conjunto de 20 trabalhos se estende até “Rosa Weber determina suspensão de pagamentos do orçamento secreto”, de 6 de novembro.

O Prêmio IREE de Jornalismo – Política foi conferido à série “UOL investiga: A vida secreta de Jair”, da jornalista Juliana Dal Piva, do UOL. Veiculado na forma de podcasts em maio passado, o trabalho é composto por quatro episódios: “Caso Queiroz joga luz sobre passado oculto de Jair Bolsonaro”, “As origens do esquema de entrega de salário nos gabinetes dos Bolsonaro”, “Queiroz, amigo com papel central na vida familiar do clã Bolsonaro” e “Investigações sobre Flávio conectam Jair Bolsonaro ao esquema”. A equipe do podcast é formada por Gabriela Sá Pessoa, Amanda Rossi, Juliana Carpanez, João Pedro Pinheiro, Flávio Costa, Eric Fiori, Santhiago Lopes, Natália Mota, Gisele Pungan e René Cardillo.

O Prêmio IREE de Jornalismo – Economia e Negócios foi destinado a Adriana Fernandes, Idiana Tomazelli e Gabriela Biló, pela reportagem “A casa dos Brasileiros”, publicada por O Estado de S. Paulo, em 21 de dezembro de 2020. Adriana e Idiana mergulharam nos problemas habitacionais em seis unidades da federação: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Composta por Daniela Lima, Guilherme Evelin, Lilian Tahan, Raul Juste Lores e Renato Andrade, a comissão julgadora da segunda edição do Prêmio IREE de Jornalismo atribuiu menções honrosas aos trabalhos “Moradores pegam ossos de boi descartados em açougues para alimentar os filhos”, de Bruna Barbosa Pereira para o UOL em Cuiabá, e “Maceió está afundando”, de Raphael Veleda e Igo Estrela, do Metrópoles.

O júri homenageou a agência independente Fiquem Sabendo com “Nota de Reconhecimento pelo Apoio ao Trabalho Jornalístico”. Um processo movido por Fiquem Sabendo junto ao Tribunal de Contas da União obrigou o governo a fornecer dados sobre pensões de militares. As informações embasaram diversas reportagens sobre o tema.

O jornalista Fernando Gabeira foi homenageado com o Prêmio IREE de Jornalismo por sua contribuição para a profissão e para a democracia. A repórter da Folha Patrícia Campos Mello recebeu o prêmio “Destaque 2021”, e o jornalista Jamil Chade, do UOL, o de “Destaque Internacional”.

O IREE é uma organização independente voltada à promoção do debate democrático e pluralista e ao aperfeiçoamento da interação dos setores público e privado. O IREE reconhece o papel crucial do jornalismo no progresso institucional do país. O Prêmio IREE de Jornalismo é uma homenagem aos profissionais que se dedicam à disseminação da informação, do conhecimento, à defesa da liberdade de expressão e de opinião.



Leia também