Conheça os vencedores da 3ª edição do Prêmio IREE de Jornalismo! – IREE

Cobertura

Conheça os vencedores da 3ª edição do Prêmio IREE de Jornalismo!

Série do Estadão sobre os escândalos do MEC, Rodrigo Rangel, Idiana Tomazelli e Julianna Sofia ganham a terceira edição do Prêmio IREE de Jornalismo

A vencedora da terceira edição do Prêmio IREE de Jornalismo é a série de reportagens sobre o Ministério da Educação (MEC) publicada no O Estado de S. Paulo pelos jornalistas André Shalders, Breno Pires, Daniel Weterman, Felipe Frazão, Júlia Affonso e Vinícius Valfré. Eles revelaram desvios que vão de escolas inacabadas à cobrança de propina em ouro e dentro de pneus por pastores.

O “Prêmio IREE de Jornalismo – Política” ficou com Rodrigo Rangel, Fábio Leite e Jennifer Goulart, do Metrópoles, pelos depoimentos de funcionárias da Caixa Econômica Federal que relataram ter sido assediadas sexualmente por Pedro Guimarães, então presidente da instituição.

O “Prêmio IREE de Jornalismo – Economia e Negócios” foi conferido a Idiana Tomazelli e Julianna Sofia, da Folha de S. Paulo, pela reportagem “Guedes avalia aposentadoria e mínimo sem correção pela inflação passada”.

A comissão julgadora do Prêmio de IREE de Jornalismo conferiu menções honrosas a outros três trabalhos de excepcional qualidade: a investigação de Thiago Herdy e Juliana Dal Piva, do UOL, que descobriu 51 imóveis comprados em dinheiro pela família Bolsonaro; “Rondônia devastada” publicado por Elaíze Farias, Fabio Pontes e Karla do Val no site Amazônia Real; e “Integrante do PCC comprou fuzil com autorização do Exército” de Raquel Lopes, da Folha de S. Paulo.

A seleção dos vencedores coube à comissão julgadora composta por Eliane Trindade, João Gabriel de Lima, Leandra Peres, Monica Weinberg e Pedro Dias Leite. O IREE lhes manifesta seu agradecimento.

Como nos anos anteriores, a direção do IREE conferiu dois prêmios adicionais. O fotojornalista Orlando Brito, falecido em março deste ano, receberá in memorian o prêmio pelo conjunto da sua obra. Os jornalistas Elio Gaspari e Fernando Gabeira foram os homenageados de 2020 e 2021.

A destacada contribuição de Vera Magalhães para o jornalismo em 2022 é motivo de reconhecimento especial do IREE. Nas edições anteriores, foram celebrados os trabalhos de Reinaldo Azevedo e de Patrícia Campos Mello.

O IREE é uma organização independente voltada à promoção do debate democrático e pluralista e ao aperfeiçoamento da interação entre os setores público e privado. O Prêmio IREE de Jornalismo é uma homenagem aos profissionais que se dedicam à disseminação da informação, do conhecimento, à defesa da liberdade de expressão e de opinião.



Leia também