Conheça o IREE Direitos Humanos – IREE

Análises e Editorial

Conheça o IREE Direitos Humanos

O IREE Direitos Humanos é um centro de pensamento e elaboração de políticas públicas e para o setor privado na área dos direitos individuais e coletivos que compõem o guarda-chuva dos Diretos Humanos. Atualmente é coordenado pelo jornalista e ativista Yuri Silva.

Além de promover debates, pesquisas e acompanhamento analítico dos principais temas do amplo campo dos Direitos Humanos, este centro tem como pauta prioritária o debate sobre Direitos Humanos e Empresas, que é abordado em Boletim mensal desde agosto de 2021. O instituto promove a escuta de atores da sociedade civil, seja do terceiro setor, da academia, de órgãos internacionais ou do setor empresarial e financeiro, a fim de apresentar ao seu público um panorama crítico do andamento dessa pauta.

Perfil do Coordenador 

Yuri Silva é coordenador de Direitos Humanos IREE e coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN). Graduado em Jornalismo e ativista antirracista, LGBTQIA+ e das pautas dos Direitos Humanos. Coordenou e atuou na equipe técnica de projetos de organizações da sociedade civil financiados pelo Governo da Bahia e pelo Governo Federal para promoção dos direitos da população negra, de empreendedores negros e de comunidades tradicionais de terreiros de candomblé e de quilombos. Atuou como repórter de Cidade, Política, Economia entre 2013 e 2020, especializando-se na cobertura de temas relacionados à pauta negra, das religiões afro-brasileiras, das minorias vulneráveis de forma geral e dos poderes Executivo e Legislativo. Colaborou com A TARDE, O Estado de S. Paulo, Revista Piauí, The Intercept Brasil, Conversa Afiada, TVE Bahia e outros veículos. Prestou consultorias para campanhas do PT, do PSB, do PSL e do Podemos, além de organizações como a Central de Cooperativas de Economia Solidária (UNISOL).

Confira as atividades já realizadas!

Boletim de Direitos Humanos e Empresas do IREE

Boletim traz os resultados das pesquisa e dos acompanhamentos que a Coordenação de Direitos Humanos do IREE realizou ao longo do primeiro semestre de 2021 sobre as temáticas de diversidade e inclusão (D&I) no setor privado brasileiro no diálogo com organizações sociais, players do terceiro setor, pessoas do mundo empresarial privado e intelectuais.

Saiba mais aqui.

Boletim Direitos Humanos IREE

Eventos

Direitos Humanos e Empresas

No dia 11 de fevereiro, webinar debateu a responsabilidade social de empresas com a participação de Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza, Giovanni Harvey, Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, Michael França, economista e pesquisador do Insper, Walfrido Warde, Presidente do IREE, e Yuri Silva, Coordenador de Direitos Humanos do IREE. Assista abaixo.

Mulheres, Direitos Humanos e Empresas

No dia 18 de março de 2021, o webinar “Mulheres, Direitos Humanos e Empresas” contou com a participação de Carol Barreto, modAtivista e professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo (UFBA), Cynthia Ciarallo, doutora em Psicologia e apresentadora canal “Fala,Diversidade!”, Mafoane Odara, psicóloga e consultora em Diversidade e Inclusão, Yuri Silva, coordenador de Direitos Humanos do IREE, e Rodrigo Siqueira, diretor de Relações Institucionais do IREE. Assista abaixo.

A legalidade e a regulamentação dos mandatos coletivos

No dia 19 de maio de 2021, debate sobre a legalidade e a regulamentação dos mandatos coletivos contou com a participação de Pedro Lavor, membro da Comissão de Direito Parlamentar da OAB/PE, da codeputada Jô Cavalcanti, da Mandata Coletiva Juntas (ALEPE), de Laina Crisóstomo, covereadora da mandata Pretas por Salvador, e do deputado federal João Daniel (PT-SE), autor da Lei de Regulamentação dos Mandatos Coletivos. O evento foi mediado pelo Coordenador de Direitos Humanos do IREE, Yuri Silva. Assista abaixo.

Um novo sistema tributário e os direitos humanos

No dia 9 de junho de 2021, especialistas debateram o papel sistema tributário na garantia dos direitos humanos. Participaram a Procuradora de Pernambuco Luciana Grassano, o vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, o Secretário de Planejamento do Ceará, Mauro Benevides Filho e Jefferson Nascimento, Coordenador de Pesquisa e Incidência em Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil. A mediação foi de Yuri Silva, coordenador de Direitos Humanos do IREE, e de Juliane Furno, Economista-Chefe do IREE. Assista abaixo.

A Lei de Responsabilidade Social e o combate às desigualdades

No dia 18 de junho de 2021 foi realizado o webinar sobre a Lei de Responsabilidade Social e o combate às desigualdades no Brasil com o Ministro do STF Gilmar Mendes, o governador do Maranhão, Flávio Dino, o Presidente do IREE, Walfrido Warde, o Coordenador de Direitos Humanos do IREE, Yuri Silva, e a economista-chefe do IREE, Juliane Furno. Assista abaixo.

A política externa de direitos humanos do Brasil

No dia 12 de agosto de 2021, foi realizado o webinar “A política externa de direitos humanos do Brasil”, com a participação do Ministro João Lucas Quental Novaes de Almeida, diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério de Relações Exteriores, mediação de Yuri Silva, Walfrido Warde, Presidente do IREE, e Rafael Valim, Diretor do IREE. Assista abaixo.

Perspectivas geopolíticas e de direitos humanos no Afeganistão

No dia 24 de agosto de 2021, as consequências da retomada de Cabul pelo Talebã para o Afeganistão e para a comunidade internacional, foi debatida por Francirosy Campos Barbosa, Coordenadora do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (FFCLRP/USP), Reginaldo Nasser, livre-docente em Relações Internacionais da PUC-SP e pesquisador de EUA e Oriente Médio, e João Raphael da Silva, bacharel e mestre em Relações Internacionais e doutorando em Serviço Social & Política Social (Ulster University). A mediação foi de Marianna Braghini, pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (Unesp), e de Yuri Silva, coordenador Direitos Humanos do IREE. Assista abaixo.

O atraso do Brasil nos ODS e o retrocesso em Direitos Humanos

No dia 26 de agosto de 2021, às 10h, o IREE realiza debate sobre o atraso do Brasil nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o retrocesso em Direitos Humanos, com participação da advogada Joana Zylbersztajn, consultora em ESG e mentora profissional do Insper, do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), de Yuri Silva, coordenador de Direitos Humanos do IREE, e de Rodrigo Siqueira Jr, Diretor de Relações Institucionais do IREE.