Comandante Pujol: Militares não querem fazer parte da política – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Cobertura

Comandante Pujol: Militares não querem fazer parte da política

O Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol, afirmou em live do centro de estudos IREE Defesa & Segurança (ID&S) que os militares não querem “fazer parte” da política nem querem que a política “entre” nos quartéis.

“Não queremos fazer parte da política governamental ou política do Congresso Nacional e muito menos queremos que a política entre no nosso quartel, dentro dos nossos quartéis. O fato de, eventualmente, militares serem chamados a assumir cargos no governo, é decisão exclusiva da administração do Executivo.” – General Edson Leal Pujol

O evento online, realizado no dia 12 de novembro de 2020, foi mediado pelo ex-Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional General Sérgio Etchegoyen e o ex-Ministro da Defesa e da Segurança Pública Raul Jungmann.

“A respeito da política e dos militares, o que eu tenho a dizer é que nesses dois anos, o Ministério da Defesa e as três forças se preocuparam exclusivamente e exaustivamente com assuntos militares. O nosso diagnóstico é o de que precisamos aumentar, e muito, a nossa capacidade operacional.” – General Edson Leal Pujol

O Comandante do Exército também afirmou que os recursos das Forças Armadas estão “aquém” daquilo que o Brasil precisa.

“Pequenos países na Europa têm o número de aeronaves de caça para defender seu espaço aéreo mais do que todo o Brasil, países que são do tamanho ou menores que muitos estados brasileiros. Nós estamos muito aquém do que o Brasil precisa, que é ter Forças Armadas à sua altura para cumprir suas missões constitucionais, muito aquém.” – General Edson Leal Pujol

Confira a repercussão do evento na mídia

Estadão: O papel das Forças Armadas

Em duas ocasiões recentes, o comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, manifestou de forma inequívoca o compromisso das Forças Armadas, em especial o da Força Terrestre, com a missão inarredável que lhes é atribuída pela Constituição. Em evento online promovido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) sobre defesa e segurança (…)

Estadão: Pujol diz que Exército não tem recursos para garantir soberania do País

O comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, afirmou nesta quinta-feira, que o Exército brasileiro não tem recursos suficientes para garantir a soberania do País. E citou a defesa antiaérea como um dos pontos em que a capacidade do Exército tem de melhorar (…)

BR Político: Não queremos que a política entre em nossos quartéis, diz Pujol

Respeitado dentro das Forças Armadas, o comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, mandou na quinta-feira, 12, seu recado: “Nosso assunto é militar, preparo e emprego. As questões políticas? Não nos metemos em áreas que não nos dizem respeito. (…)”

G1: Militares não querem fazer parte da política nem querem política nos quartéis, diz comandante do Exército

O comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, afirmou nesta quinta-feira (12), durante uma transmissão ao vivo por rede social, que os militares não querem “fazer parte” da política nem querem que a política “entre” nos quartéis (…)

G1 Blog do Camarotti: Mourão reforça fala de Pujol: ‘Não admitimos política nos quartéis’

Ao blog, o vice-presidente Hamilton Mourão reforçou a fala do comandante do Exército, Edson Pujol, que nesta quinta-feira (12) afirmou que os militares não querem “fazer parte da política, muito menos deixar a política entrar nos quartéis”(…)

Reinaldo Azevedo: A boa fala de Pujol sobre militares e política e o que dizem os fatos

É melhor ter à frente do Exército um comandante que diga que os militares não devem se meter em política e que a política não deve se meter nos quarteis. Foi o que fez nesta quinta o general Edson Leal Pujol. Ele participou de uma live promovida pelo ID&S (…)

Folha de S.Paulo: Não queremos fazer parte da política nem deixar ela entrar nos quartéis, diz chefe do Exército

O comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, fez uma rara manifestação na qual buscou delimitar seu distanciamento da ala militar do governo Jair Bolsonaro (…)

Assista ao vídeo completo



Leia também