Investigação defensiva e o papel da comunidade de inteligência – IREE

Agenda

Investigação defensiva e o papel da comunidade de inteligência

No dia 14 de julho, às 10h, o IREE realiza o segundo evento do Ciclo de Debates sobre Investigação Privada e Integridade Empresarial, uma série especial de webinars com a participação de grandes especialistas para ampliar a compreensão sobre a importância das investigações privadas para o sistema de Justiça.

Com o tema “Investigação defensiva e o papel da comunidade de inteligência”, o segundo evento da série contará com os debatedores Leandro Taraciuk, Gerente Geral da Black Cube para Iberia&LatAm, José Figueira, Sócio da EY de Forensic & Integrity Services, Regis Pereira, Diretor-Gerente da FTI, Forensics & Litigation Consulting, Walfrido Warde, Presidente do IREE, Valdir Simão, ex-Ministro-Chefe da CGU e Vice-Presidente do IREE, e Leandro Daiello, ex-Diretor Geral da Polícia Federal e Diretor do IREE.

O evento será gratuito e aberto ao público. Para assistir, basta acessar o canal IREETV no YouTube.

Para mais informações e inscrição, acesse aqui o site do evento.

investigação defensiva inteligência

Conheça os participantes

Leandro Taraciuk é Gerente Geral da Black Cube para Iberia&LatAm. Taraciuk possui ampla experiência no campo do direito corporativo, tendo atuado em importantes escritórios de advocacia em Israel e na América Latina, bem como em áreas de inteligência, conduzindo diversas operações de grande escala nos setores privados e de segurança pública, na América Latina, Europa e Israel.

José Figueira é Sócio da EY de Forensic & Integrity Services. É formado em Administração de Negócios pela Kellogg School of Administration. Possui Mestrado em Direito – Northwestern University School Of Law e especialização em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista – UNIP e em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Prestou assistência a clientes na condução de negócios nos seguintes setores: Infraestrutura, Petroquímica, Óleo e Gás, Farmacêutico, Engenharia Pesada, entre outros. Coordenou e liderou procedimentos de investigações independentes e investigações forenses, conduzindo procedimentos de investigação, preparando relatórios de investigação para autoridades públicas. Supervisionou investigações de múltiplas jurisdições, coordenando equipes forenses nos Estados Unidos, México, Holanda, Cingapura e Portugal. Estruturou programas de governança e integridade para empresas dos setores de engenharia e construção pesada. Avaliou a conformidade e remediação da empresa. Experiência forense, tendo auxiliado em investigações relacionadas a fraudes de relatórios financeiros, vendas fictícias, fraude em fornecedores, apropriação indébita e outros ilícitos. Figueira também atuou como lead investigator em investigação de empresas da indústria de alimentos, bem como em grandes investigações da FCPA relacionadas à indústria de engenharia pesada, petroquímica, farmacêutica, automobilística, entre outras. Due Diligence Antissuborno e Corrupção pré e pós-aquisição (“ABAC”), avaliações de compliance e investigações para empresas que atuam nos setores Automotivo, Farmacêutico, Varejo e Óleo e Gás.

Regis Pereira é Diretor-Gerente da FTI, Forensics & Litigation Consulting. É especialista em tecnologia Forense e e-Discovery, auxiliando clientes em investigações corporativas complexas através do ciclo de vida do processo de descoberta eletrônica, incluindo a identificação e coleta de material relevante, revisão de documentos e produção de dados eletrônicos. Ele está localizado em São Paulo, Brasil. Possui mais de 18 anos de experiência em serviços de consultoria para clientes globais, com os últimos 10 anos dedicados a investigações corporativas. Antes de ingressar na FTI, Régis foi Diretor de Serviços de Segurança Cibernética da Ventiv Solutions International, onde liderou ofertas incluindo Security Operation Centers, Managed Security Services, Testes Éticos de intrusão, Análise de Vulnerabilidades, Análise de GAP de Segurança, Treinamentos de Conscientização de Segurança e Resposta a Incidentes.

Walfrido Warde é Presidente do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa – IREE. Sócio-fundador do Warde Advogados, com notória expertise em disputas societárias e mercado de capitais. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. LLM pela New York University School of Law. Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP, Pesquisador-bolsista no Max-Planck Institut für ausländisches und internationales Privatsrecht (Hamburgo), nos anos de 2004, 2005, 2007 e 2008. Coautor do Anteprojeto de Lei nº 4.303/12 (Regime Especial das Sociedades Anônimas Simplificadas) e do Plano de Ação para o Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura. Autor de mais de uma dezena de livros técnicos, com destaque para a obra “Direito Societário Aplicado” e o best-seller “O Espetáculo da Corrupção”.

Valdir Simão é vice-Presidente do IREE. Um dos maiores conhecedores de legislação anticorrupção do Brasil, com ampla atuação em investigações internas, compliance, processos administrativos sancionadores, acordos de leniência, ética corporativa e relações entre Estado e empresa. Doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca e Master Universitário em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá. Palestrante e Professor de pós-graduação em Direito. Membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP e do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo. Foi Presidente do INSS, Secretário da Fazenda, Secretário-Adjunto da Receita Federal e Secretário-Executivo da Casa Civil da Presidência da República. Foi Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil por 29 anos. Foi Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União, tendo regulamentado a Lei Anticorrupção e estabelecido procedimentos para a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas, programas de compliance e acordos de leniência.

Leandro Daiello é ex-Diretor Geral da Polícia Federal e Diretor do IREE. Responsável pela Direção da Policia Federal do Brasil entre 2011 e 2017, quando foram desenvolvidas as maiores ações de combate à corrupção do país, incluindo a Operação Lava Jato. Possui notório conhecimento em investigações internas. Delegado de Polícia Federal por mais de 22 anos, tendo atuado na área de entorpecentes, contrabando, lavagem de dinheiro, crime organizado. Foi Superintendente da Polícia Federal em São Paulo. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e com MBA em Gestão de Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Programação

14 de julho, 10h

Ciclo de Debates sobre Investigação Privada e Integridade Empresarial

Investigação defensiva e o papel da comunidade de inteligência

Participantes: Leandro Taraciuk, Gerente Geral da Black Cube para Iberia&LatAm, José Figueira, Sócio da EY de Forensic & Integrity Services, Regis Pereira, Diretor-Gerente da FTI, Forensics & Litigation Consulting, Walfrido Warde, Presidente do IREE, Valdir Simão, ex-Ministro-Chefe da CGU e Vice-Presidente do IREE, e Leandro Daiello, ex-Diretor Geral da Polícia Federal e Diretor do IREE.



Leia também