Centro de Memória do IREE visita Museu Getúlio Vargas – IREE

Cobertura

Centro de Memória do IREE visita Museu Getúlio Vargas

Na quarta-feira, 12 de julho, o coordenador do Centro de Memória do IREE, Lira Neto, esteve na cidade de São Borja (RS), para conhecer a reserva técnica do Museu Getúlio Vargas. Na ocasião, foi realizada uma cerimônia para marcar o início do projeto, organizada pela Prefeitura de São Borja.

“Hoje nós estamos aqui com o IREE, com o trabalho coordenado por Lira Neto, transcendendo fronteiras como transcendeu o nosso querido Getúlio Vargas, que saiu de São Borja e presidiu o Brasil”, declarou o Prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.

Farda do general Vargas, pai de Getúlio

Durante a visita, foram determinados os principais objetos de análise e execução do projeto, tais como a identificação, digitalização e catalogação do material fotográfico encontrado em 79 álbuns, além do conjunto de envelopes e pacotes lacrados, cujo conteúdo ainda será identificado.

Segundo Lira Neto, a primeira parte do projeto será conhecer o acervo do Museu Getúlio Vargas, analisar os materiais, verificar seu estado de conservação e avaliar a necessidade de restauro. “Ao digitalizar todo esse material e trabalhar na preservação dos originais, iremos disponibilizá-los em um portal na internet para que qualquer cidadão brasileiro possa ter acesso à documentação”, destacou o biógrafo de Getúlio.

A cerimônia também contou com a presença do vice-Prefeito, Roque Feltrin, do Presidente da Câmara Municipal, o vereador Elvio Feltrin, da Bibliotecária Eliane Nany, e do Editor da Contracorrente, Gustavo Marinho, além de representantes do secretariado, funcionários, professores, intelectuais e moradores de São Borja.



Leia também