Campanha Transparência no Terceiro Setor é tema de entrevista – IREE

Entrevistas

Campanha Transparência no Terceiro Setor é tema de entrevista

Em entrevista à revista CartaCapital, o Presidente do IREE, Walfrido Warde, e o Diretor Rafael Valim falaram sobre a campanha “Transparência no Terceiro Setor”, uma iniciativa do IREE para propor uma regulação que imponha transparência ao financiamento estrangeiro de ONGs no Brasil.

Warde destacou que a reflexão sobre as relações entre o poder público e o privado é um tema central para o IREE e defendeu que é essencial em uma democracia haver transparência sobre as influências exercidas sobre o Estado.

“É indispensável que saibamos quais são os interesses de quem financia as ONGs e por que financiam, sobretudo se são interesses estrangeiros. Se não sabemos mais a quem nossos agentes públicos representam, não sabemos qual projeto que determina os rumos do nosso país”, disse o Presidente do IREE.

Warde também falou sobre os próximos passos da campanha, que passa por: 1. reunir especialistas para um período de debate e reflexão sobre o tema; 2. produzir um documento de autorregulação para as ONGs que desejem se submeter espontaneamente a uma regulação privada; e 3. propor ao parlamento uma regulação pública sobre o tema.

“Nós gostamos de fazer as coisas de maneira transparente, por isso o IREE vai convidar especialistas e outras ONGs para engrossar as reflexões a partir de uma discussão, e nós já começamos a fazer isso”, disse Warde.

Valim reforçou o objetivo da campanha de defender a soberania nacional. “Há uma necessidade de se proteger os interesses nacionais e a transparência é a forma menos gravosa de proteção da soberania. O que nós defendemos é simplesmente um dever de transparência das ONGs que recebam recursos internacionais”, afirmou.

Confira no vídeo a seguir a entrevista completa concedida ao redator-chefe da revista CartaCapital, Sergio Lírio.



Leia também