Bruno Araújo: Não há dicotomia entre Forças Armadas e democracia – IREE

Entrevistas

Bruno Araújo: Não há dicotomia entre Forças Armadas e democracia

Em um diálogo exclusivo promovido pelo IREE, o Presidente Nacional do PSDB, Bruno Araújo, falou sobre o papel das Forças Armadas na democracia brasileira como garantidora e cumpridora da ordem, da paz e da defesa da Constituição.

A conversa, gravada no dia 12 de julho de 2022, contou com a participação do General Fernando Azevedo e Silva, ex-Ministro da Defesa, do General Sergio Etchegoyen, Presidente do Conselho de Administração do IREE Defesa & Segurança, e de Walfrido Warde, Presidente do IREE.

Dentre os assuntos abordados estão a ocupação de cargos políticos por militares e a participação das Forças Armadas nas eleições brasileiras. Bruno Araújo também falou sobre as necessidades do Sistema de Defesa Nacional, e a importância das Forças Armadas no inovação e no desenvolvimento tecnológico do país.

“As Forças Armadas precisam ser tratadas como uma relação perene de Estado que não estejam sujeitas às variações políticas do processo eleitoral. (…) Não podemos ceder a esse debate que busca confundir as razões. O papel institucional das Forças Armadas tem sido desde o início da Nova República absolutamente linear e tenho certeza que vai ser sempre assim para fortalecer toda a democracia brasileira e cuidar do que é mais importante, um país que ajude a reduzir desigualdades sociais, que é o que junta todos nós”, disse Bruno Araújo.

O General Sergio Etchegoyen destacou a qualidade do sistema eleitoral no Brasil e defendeu a capacidade das Forças Armadas em participar das eleições na parte logística, de segurança e de defesa cibernética. “Causa surpresa que essas coisas criem problemas, ou que diferenças pessoais se sobreponham a esse papel”, afirmou.

“O debate político está impregnando um pouco. O vice-Presidente tem origem militar, o ministro, mas eles não representam a condução das Forças Armadas. Alguém nesse período viu alguma declaração política de Comandante de Força? Nenhuma. O debate está tenso, muitos militares apoiando o governo. Mas cada um no seu lugar”, disse o General Fernando Azevedo e Silva.

“Eu vejo aqui uma conversa muito racional, plácida e equilibrada e que traz todos esses atores para dentro do processo democrático e do Estado Democrático de Direito”, destacou o Presidente do IREE, Walfrido Warde.

O material completo pode ser visto no canal IREETV, no Youtube.

Sobre o entrevistado

Bruno Araújo é Presidente Nacional do PSDB, Bruno Araújo. Advogado pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), Bruno Araújo foi eleito Deputado Estadual por dois mandatos consecutivos e, em seguida, Deputado Federal por três mandatos, onde exerceu diversas funções de destaque como a liderança do PSDB, da oposição e a autoria do projeto de lei que criou o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Licenciou-se da Câmara dos Deputados em maio de 2016 para assumir o cargo de Ministro de Estado das Cidades. Em novembro de 2017, Bruno Araújo reassumiu seu mandato na Câmara Federal e o cumpriu até janeiro de 2019.



Leia também