Para o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, convidado do IREE Diálogos Especial Economia para o Povo no dia 2 de setembro de 2019, a causa da estagnação econômica brasileira, vinda desde os anos de 1980, tem raízes no liberalismo econômico.
“Desde 1990, as duas coisas fundamentais para o sistema ser liberal, que são a abertura comercial e financeira, são totais aqui. Ou seja, o quadro de estagnação que vivemos até então acontece dentro de um regime de política econômica liberal. O Brasil parou de crescer e passou por um processo violento de desindustrialização, e a meu ver isso foi causado pela política liberal que nós adotamos”, disse Bresser-Pereira em sua apresentação.
O Novo Desenvolvimentismo
Segundo o economista, a recuperação econômica deve se basear em uma estratégia que ele denomina de Novo Desenvolvimentismo, uma teoria focada no papel do Estado para manter o equilíbrio de cinco preços macroeconômicos: a taxa de lucro, a taxa de juros, a taxa de câmbio, a taxa de salário e a taxa de inflação.
“O mercado é incapaz de coordenar os cinco preços macroeconômicos”, defende Bresser-Pereira.
O professor emérito da FGV explica que o equilíbrio desses preços consiste em se ter uma taxa de juros baixa, uma taxa de câmbio que torne as boas as empresas competitivas e uma taxa de salário consistente com a taxa de lucro satisfatória para os empresários. Além de uma taxa de inflação muito baixa.
“O Brasil não para de ficar para trás. Nem a direita, nem a esquerda sabe o que fazer do Brasil”, vaticinou Bresser-Pereira.
Veja o vídeo completo da apresentação aqui
Luiz Carlos Bresser-Pereira é doutor e livre-docente em Economia pela USP, mestre em Administração de Empresas pela Michigan State University e graduado em Direito na USP. É professor emérito da FGV-SP e editor da Revista de Economia Política. Foi ministro da Fazenda, da Administração Federal e Reforma do Estado e da Ciência e Tecnologia entre outros cargos na vida pública.
IREE Diálogos Especial Economia para o Povo é uma série de encontros organizados pelo IREE com ilustres economistas para debater caminhos para a economia brasileira.
Confira as outras edições
Naercio Menezes fala sobre o papel da educação no desenvolvimento econômico
Belluzzo: Sem articulação entre Estado e empresa, País não se recupera
Delfim Netto: Investimento só virá com absoluta segurança jurídica
José Márcio Camargo: Brasil caminha para ser país de juros baixos
Nelson Marconi: Crescimento depende de política industrial forte
Guilherme Mello: Desenvolvimento produtivo deve ser orientado por demandas sociais
Laura Carvalho: É momento de pensar uma nova agenda econômica
Paulo Rabello: Reforma Tributária complicará ainda mais o sistema
Leia também

Super-ricos, tributação e desigualdade no Brasil
Continue lendo...
IREE Webinar: As armadilhas do déficit zero
Continue lendo...