Boletim Especial de gênero: As mulheres na pandemia – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Análises

Boletim Especial de gênero: As mulheres na pandemia

Juliane Furno
Economista-Chefe do IREE



A equipe do Centro de Estudos Econômicos do IREE (CEE) produziu um estudo especial para contribuir com os debates sobre questões de gênero no mês da mulher.

O Boletim Especial do CEE sobre gênero: As mulheres na pandemia traz uma análise sobre como este momento de crise sanitária impactou mais fortemente a realidade de trabalho das mulheres.

Além da maioria entre os desempregados, as mulheres foram as que mais perderam vagas formais de trabalho e as que menos foram recontratadas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A renda das mulheres teve uma contração de 17% no terceiro trimestre de 2020 e mais de 8 milhões de mulheres saíram do mercado de trabalho.

As mulheres trabalhadoras estão concentradas no setor de serviços, o mais prejudicado pela crise. Além disso, o isolamento social elevou o sobretrabalho das mulheres.

Entre as mulheres que perderam ocupação e não voltaram a procurar trabalho, 26% alegam que não estava disponíveis para trabalhar por terem que cuidar de filhos e de afazeres doméstico.

Confira o documento completo no link abaixo. O estudo é de autoria de Juliane Furno, Daniel Fogo, Ligia Toneto, Matias Cardomingo e Tania Paes.

Boletim Especial sobre gênero: As mulheres na pandemia

 



Por Juliane Furno



Leia também