No dia 7 de setembro, às 16h, o IREE realiza um grande debate sobre o Bicentenário da Independência do Brasil e as perspectivas de reconstrução do país.
Na ocasião, também será anunciado uma importante iniciativa o IREE: o lançamento do Centro de Estudos Brasileiros (CEB). Presidido por Silvio Almeida, um dos mais destacados pensadores da atualidade, o objetivo do CEB/IREE é ser um núcleo propulsor de estudos e debates sobre o passado, o presente e o futuro do país.
Conheça o Centro de Estudos Brasileiros (CEB) do IREE
Participam do evento online Silvio Almeida, Presidente do CEB/IREE, advogado e professor do Mackenzie e da FGV-EAESP, Júlio César Vellozo, Diretor do CEB, historiador e professor do Mackenzie e da Fadisp, Patrícia Valim, historiadora e professora de História da UFOP, Rosane Borges, jornalista e pesquisadora do Colabor (ECA/USP), e Rafael Valim, Diretor do IREE.
Acompanhe ao vivo acessando aqui o canal IREETV no Youtube! O evento é gratuito e aberto ao público.
Caso prefira receber o link da transmissão instantes antes do início do evento, preencha o formulário no final da página.
Conheça os participantes
Silvio Almeida é Presidente do Centro de Estudos Brasileiros doIREE. Advogado, é professor da Fundação Getulio Vargas e do Mackenzie e presidente do Instituto Luiz Gama. Graduado em Direito e em Filosofia, é Doutor em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo. Foi Mellon Visiting Professor do Center for Latin American and Caribbean Studies da Universidade de Duke (EUA), onde lecionou as disciplinas “Black Lives Matter: US/Brazil” e “Race and Law in Latin America”. É autor das obras “Racismo Estrutural” (ed. Pólen) e “Sartre: Direito e Política” (Ed. Boitempo).
Júlio César Vellozo é Diretor do Centro de Estudos Brasileiros do IREE. É historiador, mestre pelo programa Culturas Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros/USP e Doutor em História Social pela USP. Tem pós-doutorados na Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca e na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi membro titular do Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES durante três anos. Tem experiência nas áreas de História, História do Direito, História Constitucional, Pensamento Social Brasileiro, História do Império do Brasil. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da graduação, mestrado e doutorado da FADISP. É bolsista FUNADESP.
Patrícia Valim é historiadora e professora de História da UFOP. É mestre em História Social (2007) e doutora em História Econômica (2013) pela USP. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em História na UFBA, com bolsa CAPES/PNPD, durante o período de dezembro/2013 – janeiro/2015. Lecionou por oito anos nas graduações de História, Pedagogia e Serviço Social em IES privadas de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia; Produção, Circulação e Consumo no Brasil Colonial, Conjunturas Insurgentes, Cultura Política e Cultura Jurídica no Brasil Colonial; Justiça e Poder na Crise do Antigo Regime; Conjuração Baiana de 1798; Lutas pela Independência Política na Bahia.
Rosane Borges é jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professora pesquisadora do Colabor (ECA-USP), articulista da Revista Istoé e do blog da Editora Boitempo. Autora de diversos livros, entre eles “Espelho Infiel: o negro no jornalismo brasileiro” (2004), “Mídia e racismo” (2012) e “Esboços de um tempo presente” (2016). Ex-coordenadora nacional do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), da Fundação Palmares, órgão do Ministério da Cultura (2013). Coordenou projeto de Educação em Comunicação e Direitos Humanos do Ceaslas (Centro de Ensino e Assistência Social La Salle). Possui experiência docente e prática no campo das teorias da comunicação, da filosofia da comunicação, da comunicação, cultura e sociedade, da produção audiovisual e multimídia. A partir da comunicação, vincula-se ao campo das pesquisas sobre raça, gênero e problemas brasileiros.
Rafael Valim é Diretor do IREE. Doutor e mestre em Direito Administrativo pela PUC-SP, onde lecionou de 2015 a 2018, atualmente é professor visitante na University of Manchester (Inglaterra), na Université Le Havre Normandie (França), na Universidad Panamericana (México) e na Universidad de Comahue (Argentina). É Diretor Cultural do IREE, membro do Instituto Internacional de Derecho Administrativo, do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo e do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. Advogado e parecerista.
Programação
7 de setembro, 16h
IREE Webinar: Bicentenário da Independência e a reconstrução do Brasil
Participantes: Silvio Almeida, Presidente do CEB/IREE, advogado e professor do Mackenzie e da FGV-EAESP, Júlio César Vellozo, Diretor do CEB, historiador e professor do Mackenzie e da Fadisp, Patrícia Valim, historiadora e professora de História da UFOP, Rosane Borges, jornalista e pesquisadora do Colabor (ECA/USP), e Rafael Valim, Diretor do IREE.
Leia também

IREE Webinar: Getúlio Vargas, ontem e hoje
Continue lendo...
Apresentação do mestrado Lobby, Corrupção e Ética Pública
Continue lendo...