Balanço da economia em 2020 e perspectivas para 2021 – IREE

IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa

Análises

Balanço da economia em 2020 e perspectivas para 2021

Juliane Furno
Economista-Chefe do IREE



Confira a análise do Centro de Estudos de Economia do IREE sobre balanço e perspectivas para a economia produzido pela economista-chefe do IREE, Juliane Furno e os assistentes de pesquisa Daniel Fogo, Lígia Toneto e Matias Rebello Cardomingo.

O documento, intitulado “A economia brasileira na berlinda da crise da Covid-19: balanço e perspectivas para 2021”, tem a finalidade de traçar uma reflexão inicial sobre o balanço da economia em 2020 e ensejar algumas perspectivas para a economia brasileira em 2021.

Como contexto, os pesquisadores destacam que em 2020 a economia brasileira ainda não havia se recuperado da recessão de 2015-2016. Nos anos seguintes houve uma lenta recuperação, incapaz de colocar o país no patamar do período pré-crise.

As políticas de austeridade fiscal dos últimos anos, por sua vez, não só não foram capazes de retomar o caminho do crescimento e do equilíbrio fiscal, quanto agravaram as desigualdades sociais e deterioraram, ainda mais, o mercado de trabalho, conforme explica o documento.

“O novo mantra para a solução dos problemas econômicos brasileiro passou a ser a “aprovação das reformas”. Ainda que muito importantes, reformas não são capazes – por si mesmas – de modificações estruturais. Para que o conjunto das reformas na agenda do Congresso tenha condições de tornar o Brasil mais competitivo, moderno e para nos fazer reencontrar a rota do desenvolvimento, é necessária a retomada do crescimento econômico.

Não há geração de emprego em um ambiente de baixo crescimento, mesmo com redução significativa do custo do trabalho, e não há redução do déficit do regime geral de previdência social sem crescimento do emprego formal. Ou seja, as reformas precisam ser pensadas dentro de uma agenda de crescimento econômico, que exige um plano nacional de desenvolvimento articulando com sinergia ações estatais e do setor privado.”

Para ler o estudo completo, clique aqui!

O mundo está mudando! Quer compreender os conceitos básicos da economia? Clique aqui e conheça o curso Economia para Pensar o Brasil – EPB.



Por Juliane Furno