O IREE tem a honra de anunciar o lançamento do livro “Autonomia Literária: como funciona uma editora anticapitalista”, de Giselle Porto, jornalista, produtora cultural, pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais e coordenadora de cursos do KOPE.
Fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso no CELACC/USP, a obra analisa a trajetória da editora Autonomia Literária, que se caracteriza por um catálogo de esquerda, bem como pela concepção de uma estrutura de distribuição nômade, que elimina intermediários.
A pesquisa constrói um diálogo com o conceito de hegemonia em Gramsci e Raymond Williams para ilustrar a que se referem as iniciativas compreendidas como “independentes” ou “alternativas” dentro da economia de mercado capitalista. Segundo a jornalista, “por mais radicais que sejam as convicções políticas refletidas em suas publicações, existem algumas ambivalências em se submeter à dominação do capital e à da concorrência, ao mesmo tempo em que há um projeto de aspiração contra-hegemônico”.
“Na tentativa de ocupar um vácuo deixado por um mercado editorial ideologizado e que dá preferência a autores conservadores, a Autonomia Literária opta como modelo de negócios pela publicação de narrativas que não aparecem na mídia hegemônica, e monta uma estratégia nômade de distribuição que elimina intermediários, levando a um contato mais direto com o seu público leitor.” – Giselle Porto
Para acessar o livro, clique aqui: Autonomia Literária: Como funciona uma editora anticapitalista
Leia também

IREE Webinar: Getúlio Vargas, ontem e hoje
Continue lendo...
Apresentação do mestrado Lobby, Corrupção e Ética Pública
Continue lendo...