Criar uma Polícia Antirracista é condição fundamental para que o Brasil tenha uma Polícia Democrática e Cidadã. Para contribuir com esse debate, abordado no webinar do Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE, publicamos um documento com três artigos escritos por Tamires Sampaio, Advogada e Secretária Adjunta de Segurança Cidadã de Diadema, por Felipe Freitas, Professor do IDP e Diretor da Plataforma Justa e por Yuri Silva, Coordenador do IREE Direitos Humanos.
Para acessar o documento, clique aqui!
Confira a seguir trechos dos artigos.
É urgente e necessária uma transformação no sistema e na política de segurança pública no Brasil e, a partir disso, uma transformação profunda nas estruturas sociais brasileiras. Enquanto o racismo for um fator determinante em nossa política, economia e no Direito, que se justifica por meio da ideologia, a criminalização de uma parcela da população e a segurança de poucos se sobressairão aos direitos de muitos. (…) – Tamires Sampaio.
São casos que nos revelam, de modo muito cruel, que a vida negra vale muito pouco no Brasil e que chacinas, massacres, linchamentos e execuções de corpos negros não são capazes sequer de impor momentos de luto nacional. Os corpos seguem no chão e o país continua funcionando, ou melhor, é como se o próprio funcionamento das instituições e dos seus arranjos com o poder privado se alimentasse dessas violências. (…) – Felipe Freitas.
Sabemos também que um projeto alternativo neste setor significa mudar os processos de formação do policial para que este não enxergue o cidadão como inimigo a ser abatido, como alvo, mas como merecedor de proteção; e que principalmente elimine as bases racistas do processo de construção da identidade e da forma de laborar do trabalhador da segurança pública. (…) – Yuri Silva.
Leia também: Conheça o Núcleo de Segurança Pública na Democracia do IREE
Leia também

4 medidas contra o crime organizado
Continue lendo...
Lançamento do livro de Segurança Pública do IREE em Belo Horizonte
Continue lendo...
Livro de Segurança do IREE é lançado em Diadema-SP
Continue lendo...