Confira como foi o 2º Festival de Inverno em Avaré – IREE

Cobertura

Confira como foi o 2º Festival de Inverno em Avaré

Por Juliana Pithon*

O Festival de Inverno do Projeto Cordão teve sua segunda edição marcada pelo encontro de diversas linguagens, incluindo música, artes visuais, gastronomia, literatura e política. O evento ocorreu no dia 29 de julho na cidade de Avaré, localizada no interior de São Paulo.

Foram realizadas atividades como rodas de choro, declamações de poemas, oficinas e debates. A abertura foi conduzida pelo Diretor Cultural do IREE, Rafael Valim, que falou sobre a importância do festival na promoção e valorização da cultura e da arte.

Em um verdadeiro espaço cultural a céu aberto, o repertório autoral do compositor, pianista, Subprocurador-Geral da República e colunista do IREE Antonio Carlos Bigonha foi um dos destaques do evento. No mesmo cenário, a roda de conversa sobre cultura alimentar reuniu a chef Bel Coelho, o fundador do Instituto Arado Bruno Brito e a pesquisadora alimentar Patrícia Durães.

Com mediação do designer Maikon Nery, os curadores da Pinacoteca de São Paulo Pollyana Quintela e Renato Menezes compartilharam suas perspectivas e experiências do mundo da arte, sobretudo em relação ao cenário atual.

A temática literária também foi contemplada pelo escritores e jornalistas Adriana Negreiros e Lira Neto, que abordaram aspectos em torno da biografia. O público teve a oportunidade de mergulhar nos bastidores da criação e participar de uma sessão de autógrafos.

A socióloga e professora da Université Le Havre Normandie, na França, Susana Bleil, e o Presidente do Psol, Juliano Medeiros, conversaram sobre perspectivas pluralistas e abrangentes relacionadas às questões políticas do Brasil e do mundo.

Realizado com o apoio do IREE, o Festival é uma produção do Projeto Cordão e pelo segundo ano reafirmou o encontro e as conexões artísticas como poderosas ferramentas para a ampliação da compreensão da sociedade em que vivemos.

Para assistir ao festival completo, clique aqui.

Abaixo um resumo das atividades!

*Juliana Pithon é redatora do IREE



Leia também