Em entrevista exclusiva para o IREE, o ex-Ministro da Saúde Alexandre Padilha, Deputado Federal pelo PT em São Paulo e um dos articuladores da campanha do ex-Presidente Lula da Silva nas eleições deste ano, falou sobre os diálogos com os agentes de mercado e o programa da candidatura para a economia.
Padilha defendeu a revisão do teto de gastos e um plano de reindustrialização do país baseado em missões socioambientais. “A pandemia reforçou ainda mais isso, de que os países precisam aumentar a sua capacidade nacional de produção na área da saúde. Então essa combinação da necessidade com a oportunidade que estamos vendo coloca a saúde no centro do programa de governo do presidente Lula como um dos eixos fundamentais da reindustrialização”, disse o deputado.
A conversa, gravada no dia 6 de junho de 2022, inaugura o “Máquina do Tempo”, um programa de entrevistas do IREE com personagens da história política brasileira. O programa contou com a participação de Walfrido Warde, Presidente do IREE, Rafael Valim, Diretor do IREE, e Pedro Serrano, Professor de Direito Constitucional da PUC-SP.
“Eu sou contra o teto de gastos desde o começo, mas mesmo quem criou, quando aprovou, previa que em 2026 tinha que ter uma revisão. Será que é absurdo a gente querer rever isso em 2023 tendo o Brasil passado por uma pandemia, 20 milhões de pessoas em situação de fome, mais de 100 milhões de pessoas em insegurança alimentar, uma fila enorme de procedimentos no SUS, defasagem educacional? Então acho que isso vai permitir abrir o diálogo para construir propostas com esses setores do mercado também”, disse Alexandre Padilha.
Sobre o entrevistado
Médico formado pela Unicamp, especializado em Infectologia pela USP, Alexandre Padilha é Deputado Federal (PT-SP). Entre 2004 e 2005, foi Diretor Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Foi dirigente da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República (2005 a 2009), Ministro das Relações Institucionais da Presidência da República (2009 a 2010) e Ministro da Saúde (2011 a 2014). Na Prefeitura de São Paulo, foi Secretário de Relações Governamentais (janeiro a agosto de 2015) e Secretário Municipal de Saúde (setembro de 2015 a dezembro de 2016).
O material completo pode ser visto no canal IREETV, no Youtube.
Leia também

Live: O PAC e o Projeto de Desenvolvimento
Continue lendo...
Os desafios da arrecadação e a taxação dos ricos
Continue lendo...
Live: “Inteligência Artificial – Riscos e Oportunidades”
Continue lendo...