No dia 27 de setembro, às 10h, o IREE realiza o terceiro evento do Ciclo de Debates sobre Investigação Privada e Integridade Empresarial, uma série especial de webinars com a participação de grandes especialistas para ampliar a compreensão sobre a importância das investigações privadas para o sistema de Justiça.
Com o tema “A importância das investigações internas para resolução de crimes corporativos”, este webinar conta com a participação dos procuradores do Departamento de Justiça dos EUA John Scanlon e Avi Perry, do Subprocurador-Geral da República e colunista do IREE Antônio Carlos Bigonha, do ex-Ministro-Chefe da CGU e vice-Presidente do IREE, Valdir Simão, do ex-Diretor Geral da Polícia Federal e Diretor do IREE Leandro Daiello, e do Presidente do IREE, Walfrido Warde.
Para assistir, basta acessar aqui o canal IREETV no YouTube. O evento será gratuito e aberto ao público.
Inscrições para receber o link no dia da transmissão aqui no site do evento.
Conheça os participantes
Fritz Scanlon é Procurador Federal do Departamento de Justiça dos EUA. É advogado de Julgamento na Unidade de Integridade de Mercado e Principais Fraudes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. É promotor público federal desde 2018 e trabalhou anteriormente na Unidade de Fraudes no Setor de Saúde. Em seu tempo com o Departamento de Justiça, Fritz apresentou acusações contra uma grande variedade de réus, incluindo ex-atletas profissionais que fraudaram um plano de saúde em milhões de dólares, o proprietário de um grande rancho de gado que fraudou uma empresa de capital aberto em quase US$ 250 milhões, e proprietários e operadores de uma empresa de consultoria financeira que fraudaram bancos e investidores em mais de US$ 150 milhões. Fritz também supervisionou uma resolução criminal corporativa com uma empresa de saúde de capital aberto.
Avi Perry é Procurador Federal do Departamento de Justiça dos EUA e Chefe Assistente Geral na Unidade de Integridade de Mercado e Grandes Fraudes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. É promotor federal desde 2014 e foi o primeiro Chefe Assistente do Departamento de Justiça para Commodities. Em seu tempo com o Departamento de Justiça, Avi apresentou acusações contra comerciantes e vendedores de títulos e commodities por manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, falsificações e outras práticas comerciais ilegais. Avi também supervisionou algumas das maiores resoluções criminais corporativas da história do Departamento de Justiça. Uma grande parte do trabalho de Avi se concentra no uso de dados para detectar e processar crimes de colarinho branco.
Antonio Carlos Alpino Bigonha é Subprocurador-Geral da República, com assento na 2a. Seção do Superior Tribunal de Justiça. Foi coordenador da 6a. CCR da PGR, que trata das Comunidades Indígenas e Populações Tradicionais e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UnB e Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UnB.
Walfrido Warde é Presidente do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa – IREE. Sócio-fundador do Warde Advogados, com notória expertise em disputas societárias e mercado de capitais. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. LLM pela New York University School of Law. Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP, Pesquisador-bolsista no Max-Planck Institut für ausländisches und internationales Privatsrecht (Hamburgo), nos anos de 2004, 2005, 2007 e 2008. Coautor do Anteprojeto de Lei nº 4.303/12 (Regime Especial das Sociedades Anônimas Simplificadas) e do Plano de Ação para o Salvamento do Projeto Nacional de Infraestrutura. Autor de mais de uma dezena de livros técnicos, com destaque para a obra “Direito Societário Aplicado” e o best-seller “O Espetáculo da Corrupção”.
Valdir Simão é vice-Presidente do IREE. Um dos maiores conhecedores de legislação anticorrupção do Brasil, com ampla atuação em investigações internas, compliance, processos administrativos sancionadores, acordos de leniência, ética corporativa e relações entre Estado e empresa. Doutorando em Direito pela Universidade de Salamanca e Master Universitário em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá. Palestrante e Professor de pós-graduação em Direito. Membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP e do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo. Foi Presidente do INSS, Secretário da Fazenda, Secretário-Adjunto da Receita Federal e Secretário-Executivo da Casa Civil da Presidência da República. Foi Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil por 29 anos. Foi Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União, tendo regulamentado a Lei Anticorrupção e estabelecido procedimentos para a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas, programas de compliance e acordos de leniência.
Leandro Daiello é ex-Diretor Geral da Polícia Federal e Diretor do IREE. Responsável pela Direção da Policia Federal do Brasil entre 2011 e 2017, quando foram desenvolvidas as maiores ações de combate à corrupção do país, incluindo a Operação Lava Jato. Possui notório conhecimento em investigações internas. Delegado de Polícia Federal por mais de 22 anos, tendo atuado na área de entorpecentes, contrabando, lavagem de dinheiro, crime organizado. Foi Superintendente da Polícia Federal em São Paulo. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e com MBA em Gestão de Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas.
Programação
27 de setembro, 10h
Ciclo de Debates sobre Investigação Privada e Integridade Empresarial
A importância das investigações internas para resolução de crimes corporativos
Participantes: Procuradores do Departamento de Justiça dos EUA John Scanlon e Avi Perry, Subprocurador-Geral da República e colunista do IREE Antônio Carlos Bigonha, ex-Ministro-Chefe da CGU e vice-Presidente do IREE, Valdir Simão, ex-Diretor Geral da Polícia Federal e Diretor do IREE Leandro Daiello, e Presidente do IREE, Walfrido Warde.
Leia também

Mãe Bernadete amou e entregou tudo o que podia
Continue lendo...
10 anos da Lei Anticorrupção: desafios e oportunidades
Continue lendo...