A segunda edição do Boletim de Direitos Humanos e Empresas do IREE traz a avaliação de especialistas sobre o tratado das Nações Unidas que busca estabelecer diretrizes de Direitos Humanos para empresas transnacionais.
Nações Unidas divulga 3º Draft do Tratado Internacional de Direitos Humanos e Empresas transnacionais
Análises produzidas pelo IREE, por meio da pesquisadora Natália França, e pelas escutas de setores da sociedade civil, da academia, do governo e do terceiro setor apontam os avanços e recuos do terceiro rascunho do Tratado Internacional de Direitos Humanos e Empresas Transnacionais da ONU, que tem gerado tensões geopolíticas e ações de boicote dos países desenvolvidos. O Brasil adota posições dúbias nas discussões, emitindo sinais trocados, enquanto Equador conduz o processo a partir da visão conservadora do seu governo. De acordo com especialistas, o 3º Draft pouco altera a realidade do debate internacional referente ao tema, pois mantém recuos que tinham sido promovidos em drafts anteriores.
Para acessar o documento completo, clique aqui: 2º Boletim IREE Direitos Humanos do IREE – Out/2021
Sobre o Boletim
A agenda de diversidade, inclusão, ESG e direitos humanos no setor privado apresenta-se como prioridade para a pasta de Direitos Humanos do IREE, um instituto que tem como vocação justamente a escuta plural e o aprofundamento do debate sobre os setores público e privado, seus impactos para o desenvolvimento da sociedade em dimensões múltiplas e a capacidade de interação entre esses dois setores para o bem comum.
O objetivo é que o boletim possa servir para manter o setor empresarial, a burocracia privada e estatal e os mais diversos atores sociais informados sobre o andamento dos debates sobre essa temática. O boletim foi escrito pelo coordenador de Direitos Humanos do IREE, Yuri Silva, com a participação de Nathalia França e Rodrigo Siqueira na pesquisa e colaboração do Centro de Estudo de Economia do IREE. A supervisão é de Walfrido Warde, Valdir Simão e Rafael Valim.
Leia também

Mãe Bernadete amou e entregou tudo o que podia
Continue lendo...
Mulheres negras na luta pela cidadania no Brasil
Continue lendo...