“O Brasil pratica um presidencialismo de dispersão”

15/06/2018 por ireebrasil


“O Brasil pratica um presidencialismo de dispersão” | Parte 1

Márcio Elias Rosa, secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, diz que no Brasil, para se ganhar a eleição, perde-se o governo. Nesta entrevista à IREE TV, ele critica o arco de alianças que é feito para a campanha e que acaba por comprometer a capacidade de governar. Ele fala ainda sobre a crise de legitimidade do governo federal, os legados da Lava Jato, defende uma reforma política (a mãe de todas as reformas) e diz que, na eleição, os candidatos só serão todos iguais se nós formos indiferentes à importância do voto.

“O Estado pode fazer tudo para resolver a violência. E mesmo que seja rápido, será tarde” | Parte 2

Márcio Elias Rosa comenta o mapa da violência no Brasil e diz que estamos sepultando o futuro. Segundo ele, a questão da segurança foi mal resolvida pela Constituição de 88 e que é necessária uma política nacional de Segurança Pública. Para ele, discutimos muito as estatísticas e os modos como os os crimes são praticados e pouco as razões que levam à criminalidade, os fatores que contribuem para o aumento da violência, e o combate ao crime organizado. Ele fala também sobre política e o que esperar do novo Congresso que será eleito em 2018.


Tags: Justiça, Márcio Elias Rosa, Reforma política, Segurança Pública, Volência,

Vídeos relacionados


“Não há liberdade de expressão no Brasil”

O jornalista Paulo Henrique Amorim em entrevista a Walfrido Jorge Warde Júnior, na IREE TV, diz que há uma judicialização excessiva e uma partidarização da Justiça. Sobre o quadro político, ele acredita que as eleições em 2018 estão sob o risco.

Saiba mais

“O impeachment foi feito pela metade”

O impeachment de Dilma Rousseff foi feito pela metade e a oposição é responsável por isso. Essa é a avaliação do senador Álvaro Dias (Podemos/PR), em entrevista à IREETV

Saiba mais

“Prefiro o pior dos Congressos ao melhor dos Supremos”

O jurista Ives Gandra Martins fala sobre ativismo judicial e a instabilidade institucional provocada pelas disputas entre os poderes [20’07”]

Saiba mais