Ciclo de diálogos: o lugar do povo soberano

03/10/2017 por ireebrasil


A Escola de Governo e a PUC-SP estão promovendo, com apoio do IREE, o ciclo de diálogos: o lugar do povo soberano. O ciclo pretende dialogar sobre as bases da democracia brasileira e seus atuais desdobramentos usando como tema “o povo soberano e seu papel na sociedade”.

Qual tem sido o lugar conquistado e ocupado pelos cidadãos em nossa democracia? Qual tem sido o espaço atribuído, permitido ao povo, ou mesmo o espaço que tem sido dele usurpado? Quais as posições possíveis de serem ocupadas pelos cidadãos para resistir, construir novas bases de organização e participação e exercer sua soberania?

O ciclo é composto de cinco diálogos: Ética (9/10), República (16/10), Direitos Humanos (23/10), Democracia (30/10) e Desenvolvimento (06/11).

Participantes já confirmados

Luiza Erundina, Douglas Belchior, Luaa Gabanini, Fábio Konder Comparato, Walfrido Jorge Warde Júnior, Luiza Coppieters, Ladislau Dowbor, Ermínia Maricato, Aldo Fornazieri, Pedro Serrano, Silvio de Almeida, Peter Pal Pelbart, Claudia Costin, Edna Rolland, Antônio Carlos Malheiros, Sônia Barbosa, Luis Nassif, Kenarik Boudijian e João Pedro Stédile.

Veja a programação

Ética
Dia: 09/10/2017 (Segunda-feira), às 19h
Local: TUCA
Mediador: Antônio Carlos Malheiros
Provocador: Luaa Gabanini e Nilcéia Vicente
Debatedores: Fábio Konder Comparato, Daniel Munduruku e Crislei de Oliveira Custódio
Veja o vídeo do diálogo sobre Ética na íntegra

República
Dia: 16/10/2017 às 19h
Local: Auditório 239 PUC-SP
Mediador: Luís Nassif
Provocador: Sônia Barbosa (Guarani)
Debatedores: Claudia Costin, Aldo Fornazieri e Pedro Serrano
Veja o vídeo do diálogo sobre República na íntegra

Direitos Humanos
Dia:23/10/2017 às 19h
Local: Auditório 239 PUC-SP
Mediador: Walfrido Jorge Warde
Provocador: Luiza Coppieters
Debatedores: Kenarik Boujikian, Cristiano Maronna e Edna Rolland

Inscreva-se antecipadamente aqui ou no local, na hora do evento. A TV PUC fará a transmissão do evento pelo YouTube.


Tags: debates, Democracia, Desenvolvimento, Direitos Humanos, Escola de Governo, ética, República,

Posts relacionados


Timothy Power faz um diagnóstico da democracia brasileira pós-impeachment

O diretor do Programa de Estudos Brasileiros do Latin American Centre da Universidade de Oxford, Timothy Power, faz um diagnóstico da democracia brasileira pós-impeachment, do papel do Brasil na América Latina e analisa o quadro de candidaturas à presidência da República em 2018.

Saiba mais

“A Igreja católica não é curral eleitoral para ninguém”

O Padre Júlio Lancelotti, militante em defesa dos Direitos Humanos, sobretudo de moradores de rua em São Paulo, fala sobre o ativismo político das igrejas, sobre o que ele chama de falta de coerência do Judiciário e da sua ação em defesa dos “refugiados urbanos”.

Saiba mais

“O custo de entrada na democracia brasileira é alto. E por isso a renovação é baixa”

O cientista político e professor do Insper Fernando Luís Schüler prevê em entrevista à IREE TV que, em que pese os muitos movimentos de renovação da política surgidos recentemente no Brasil, a renovação da representatividade nas próximas eleições deve ser baixa

Saiba mais

Walfrido Jorge Warde Júnior é advogado, mestre em direito pela Universidade de Nova York, doutor em direito comercial pela USP e presidente do IREE